quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mertola-Alcoutim em Kayak, fev 2007

Como e quando foi.
Viagem realizada em Fevereiro de 2007, na companhia do Miguel e do Luis, estavamos a explorar uma autonia que poderia ser realizada mais tarde com outras pessoas.

Fotos da viagem.
Aqui podem ser consultadas as fotos.

Detalhe da viagem.
Viajamos na sexta feira à noite para Mertola, no caminho ainda apahamos bastante chuva, o que não era muito auspicioso. Dormimos essa noite no clube naval de Mertola, que diga-se de passagem é bastante moderno e hospitaleiro.
Vale a pena visitar Mertola, é um encontro com a história.
No dia seguinte depois de um bom pequeno almoço, metemos os kayaks (sit-on-top) à agua.
Começamos a descer o Guadiana e a desfrutar das belas vistas; a vegetação das margens, as garças que voavam por cima de nós e o som de um ou outro peixe que saltava.
Paramos para almoço e para fazer uma pausa, não há nada como uma bela comida liofilizada, regada com um bom tinto.
À tarde seguimos atá ao Pomarão, onde paramos para lanchar. Estavamos cheios de fome, mas o unico café aberto só tinha batatas fritas de pacote, com um pouco de negociata lá conseguimos sacar um queijo e claro está umas belas minis.
Depois deste farto lanche (ironia, claro), seguimos viagem por mais 1 Km até acharmos um sitio para passar a noite. Recolhemos os Kayaks, armamos as tendas, vestimos uma roupa seca e apanhamos lenha para uma pequena fogueira.
O sitio onde acampamos tinha uma vista maravilhosa sobre o rio, onde ao fundo fazia uma grande curva para a direita. Ao cair da tarde passou por nós uma familia num barco à vela, muito engraçado.
À noite assamos um belo chouriço, bebemos um tinto e conversamos a ver as estrelas ... estava frio e bastante humidade.
No dia seguinte pusemo-nos a caminho de Alcoutim, onde almoçamos. Depois de almoço ligamos ao centro nautico de Mertola para recolher-nos.