terça-feira, 29 de setembro de 2009

Na Ericeira, Setembro 2009




Esta passeata realizou-se em Setembro de 2009

Fotografias.


Trilho percorrido.

Foram cerca de 20 Kms, eis o GPS.

Descrição.

Passeio na companhia dos "Guerreiros" : João e Sandra.
Foi o João Guerreiro que me falou desta caminhada e após mostrar-me as fotos do que iríamos encontrar, o meu apetite ficou desperto ...
O João e a Sandra não se importaram de repetir e assim decidimos ir os 4. O ponto de encontro foi na Ericeira, praia de São Julião, inicio e fim da caminhada, pois esta era circular.
Após a cafeína matinal, tomada na com vista para a praia, colocamos as mochilas às costas e zarpamos. O passeio começa com trilhos largos que aos poucos vai dando lugar a caminhos mais estreitos e arborizados. O tempo estava bom e o sol ao aquecer-nos, fazia esquecer que tínhamos entrado no Outono. Nos quilómetros iniciais encontramos bastantes amoras silvestres que apesar de na maioria estarem secas, conservavam algumas que eram açúcar puro ... não resistimos a adoçar a boca.

Depois de passar por uma pequena povoação, entramos numa zona agrícola, em que se fazia notar os contrastes Outonais na folhagem.
Deparamos com uma figueira que desafiou uma vez mais os nossos sentidos, tal foi a quantidade de figos que digerimos ... mel puro.
Continuamos a andar e entramos numa zona muito bonita de mata; as sombras disfarçavam o calor do dia e convidavam a uma pausa para almoço.
Após saciar a fome, continuamos a caminhar por zonas de mato que envolviam terrenos agrícolas com plantações de couves, o que conferia um ar pitoresco ao cenário. Andamos por vinhas e vales, mata, pinhal e incluso atravessamos um riacho, até finalmente chegamos à praia da Foz do Lizandro. Os últimos quilómetros foram feitos por um trilho apertado que percorria a costa e permitia vislumbrar todo o areal da praia, o rio circundante e ao longe o mar. Por vezes ficávamos em silencio para absorver toda a poesia que pairava no ar. Terminamos na praia de São Julião a beber imperiais com sabor a um dia bem passado.


Sem comentários: