segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Subida a La Mira Abril 2009



FOTOS da VIAGEM :

Visualizar aqui.

Diario da Viagem :

Saimos na sexta feira, depois de um dia de trabalho. O Luis foi ter comigo à Expo e arrancamos para o ponto de encontro com o Rui : Vendas Novas.
Paramos no Intermarche para abastecer de chouriços e vinho para levar montanha acima.
Como não podia deixar de ser fomos comer umas belas bifanas, ou não estivessemos nós em Vendas Novas, Capital da Bifana !!! Depois do Rui e o Eduardo chegarem e fazerem o gosto ao estomago, fizemo-nos à estrada. Após algumas paragens para provar o sumo de cevada de nuestros hermanos, chegamos a Gredos. Já era bastante tarde, atravessamos Arenas de São Pedro, as ruas estavam desertas e fazia um pouco de frio. Iniciamos a subida da Serra, os farois ilminavam os pinheiros que ladeavam a estrada, conferindo um ar misterioso. Chegamos ao puerto de los galayos, onde estacionamos o carro, para nosso espanto havia bastantes pessoas a dormir ao relento, outros montanhistas que no dia seguinte subiriam a La Mira, tal como nós.
Escolhemos um sitio confortável para dormir e montamos o nosso bivaque.

Dia 2.
Depois de 1 belo despertar com os primeiros raios da manha e de tomarmos um pequeno almoço energético; iniciamos o nosso trek.
A parte inicial faz-se por um trilho empedrado e com bastante vegetação, o cheiro é optimo, cheiro a pinheiro e a terra. As vistas são dislumbrantes, vemos ao fundo as montanhas que são o nosso destino.

Lentamente vamos subindo e penetrando no vale, a vegetação começa a escassear. O Luis e eu andavamos um pouco mais rápido e como tal ganhamos alguma distancia relativamente ao Rui e ao Eduardo. De vez em quando paravamos para tirar fotos. Viam-se pares de amigos e familias a fazer este trek, nem todos iriam até ao Refugio ou mesmo a la Mira mas pelo menos estavam a caminhar.
A parte final antes de chegar ao Refugio, é 1 pouco mais tecnica e exige mais atenção e cuidado.
Finalmente chegamos ao refugio e podemos desfrutar de uma bela vista sobre o vale, do lado esquerdo Los Galayos, que são umas belas formações rochosas.
Esperamos pelo Rui e pelo Eduardo para iniciarmos a preparação do almoço, uns belos pacotes de comida liofilizada, acmpanhados de um belo Eugenio de Andrade - Tinto.
Depois de este belo repasto, arrumamos o material e decidimos deixar as mochilas no refugio, indo assim mais leves para a subida a la Mira. Como não havia neve, o cascalho estava todo solto, o que dificultava um pouco a subida, mas aos poucos iamos progredindo.

Finalmente chegamos ao plateâu, as vistas eram magnificas. Uma cabra aproximou-se, estava presente à presença humana e não hesitou em comer o bocado de chocolate que oferecemos.
Andamos mais um pouco e finalmente chegamos ao ponto mais alto, tinha um pouco de neve, que fica sempre bem nas fotos.

Sem comentários: