domingo, 23 de novembro de 2008

Gredos - Abril de 2004 (Subida Almanzor)

Como e quando Foi.

Esta viagem realizou-se em Abril de 2004, nela participaram os meus amigos Rui e Luis, aos quais se juntou a Beatriz das Asturias e o Gustavo de Madrid.

Fotos da Viagem.
Carregar aqui para ver as fotos

Detalhes da viagem.

Sexta Feira 23 de Abril

Finalmente era Sexta-feira, o material estava todo pronto e arrumado no carro. À hora de almoço ainda passei pelo Jumbo para comprar tintol para o fim de semana.
Sexta à tarde praticamente não tive nada para fazer e contava o tempo que faltava até às 5. Finalmente chegou.
Encontrei o Rui e lá fomos de caminho, não apanhamos muito transito na ponte. O Luis teve de sair mais tarde de Lisboa e ficou de ir ter connosco a Elvas.
Nunca tinha estado em Elvas, confesso que gostei, muito bonito, fiquei com vontade de regressar para conhecer melhor.
O Luís chegou e jantamos num restaurante chamado “O Assado”, comemos muito bem – Pernil de Porco.
A Viagem na NV correu bem o problema foi quando saímos para Gredos, era noite, estávamos cansados e não foi fácil encontrar Hoyos del Espino. Chegamos !!! o parque de campismo era espectacular, estava aberto mas sem ninguém. A Beatriz já tinha chegado e estava na tenda do Gustavo.
Eu o Luís e o Rui montámos as tendas e fomos dormir.

Sábado 24 de Abril

O despertar foi por volta das 8, depois de muitos abraços e do pequeno almoço, saímos para a plataforma de Gredos, a vista da serra era muito bonita.
Começamos a subir, por enquanto sem neve. A cor da rocha era amarela, devido a alguns fungos, conforme íamos subindo a paisagem ia melhorando ... finalmente neve !!!Paramos num vale muito bonito, para tirar fotografias, comer e descansar um pouco. Começamos a descer e chegamos a uma parte cheia de neve e que iniciava a subida, era tempo de colocar os crampons. Com as botas novas foi mais fácil colocar crampons, mesmo assim tive um problema ao principio, os crampons saíram. A Betriz trazia umas “amarras” que me ajudou a ajustar, a partir daí já não tive mais problemas.
Na entrada do vale do refugio estava um grande lago gelado, a vista era surpreendente. Avançamos com cuidado pois estava calor e o gelo podia derreter, não me apetecia tomar banho em agua gelada.
Parámos no refugio para comer, a boa disposição imperava. Mal terminamos a refeição, iniciamos a ascensão, a primeira parte foi fácil e suave. Iniciamos então uma parte com uma inclinação e extensão de respeito, o caminho seguia para a direita e depois para a esquerda, nesta segunda curva a inclinação aumentou. Cheguei lá acima cansado ... quando chegamos tivemos uma boa supresa, a subida final até arrepiava, era 200 mts com inclinação superior a 50% ...
O Gustavo e o irmão estavam em excelente forma fisica mas decidiram não arriscar subir. O Luis ia à frente e eu em segundo, ele emprestou-me 1 bastão, o que me ajudou bastante. Tivemos que ir com cuidado e usar bastante o piolet, os ultimos 3 metros até arrepiavam, mas chegamos lá acima ...
A vista era excelente, bonita, maravilhosa, tirei imensas fotos. Um pouco depois chegou o Rui e os 2 espanhóis, ficamos no cume 15 minutos. Agora era tempo de descer e não era pêra doce. Fomos muito devagar e sempre a usar o piolet. O caminho até ao refugio foi cansativo, mas chegamos radiantes.