quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Picos Europa, Asturias Out 2005

Como e quando foi.

Esta viagem realizou-se em Outubro de 2005. Aproveitamos para visitar a nossa amiga Beatriz.
Eu já tinha estado nas Asturias mas nunca tinha explorado a pé.
Foi uma viagem que tanto eu como a Lena adoramos; sem duvida um sitio a voltar.

Fotos da Viagem.

Para visualizar as fotos carregar aqui.

Detalhe da Viagem.

Viajamos de carro até Cangas de Onís onde passamos a noite. A Beatriz que vive em Oviedo foi ter connosco para matarmos saudades, já não nos viamos desde a Costa Rica.

No dia seguinte e depois de tomarmos um belo pequeno almoço, fomos de carro para Covadonga onde panhamos um taxi para os Lagos Enol.
Os lagos são fantásticos e à hora que chegamos, não estava ninguem ... a ultima vez que tinha estado aqui, tinha sido em 1999 e durante a Páscoa ... estava cheio de gente.
Que beleza, que tranquilidade ... estavamos desejosos de começar a caminhar.
Descobrimos o trilho e começamos o nosso percurso, basicamente era sempre a subir até ao refugio de Marques de Villaviciosa.
Depois de uma pausa para almoço, continuamos a subir até que chegamos. Que vistas, que vale espectacular. Fomos falar com o guarda do refugio que era simpático mas um pouco louco, enfim, por vezes estar isolado do mundo pode ter efeitos secundários.
Não dormimos no refugio, montamos a tenda ... viva a autonomia.
Da parte da tarde estivemos a descansar e demos um pequeno passeio pelo vale ...
Durante a noite ouvi cavalos a correr à volta da tenda, tive bastante receio que entrassem pela tenda adentro mas felizmente não aconteceu.
No dia seguinte arrumamos as coisas, tomamos o pequeno almoço no refugio e trocamos algumas impressões sobre o trilho ... "Dificil", dizia o guarda.
Lá começamos a caminhar, era sempre a descer, ao contrário do dia anterior.
Não se pense que descer é facil, as pendentes eram grandes e com muito cascalho, muito desgastante.
Ao final do dia a Lena já estava derreada e tive que a ajudar a transportar a mochila. Finalmente chegamos à ruta del cares e apanhamos a direcção de Caen.
O pouco que fizemos da Ruta del cares, era magnifico, o dia seguinte prometia.
Chegamos a Caen, algo cansados, eramos para acampar mas decidimos alugar um quarto e dar algum descanso ao corpo.
O jantar soube muito bem; esta noite sem duvida que iamos ressonar e ter sonhos bonitos.
No dia seguinte começamos cedo a fazer a Ruta Del Cares ... que bonito, aquelas gargantas, desfiladeiros, o rio Cares lá embaixo ... é indescritivel, só estando lá.
A ruta tambem é uma obra de engenharia algo macabra do tempo de Franco, foi feita por prisioneiros politicos ... houve seguramente muitas mortes.
Chegamos a Arenas de Cabrales e aproveitamos para almoçar e chamar um taxi para nos levar de volta a Covadonga.
Depois de uma grande espera pelo taxi, lá chegou e transportou-nos para Covadonga, onde aproveitamos para visitar a catedral que assinala o facto de se ter iniciado aqui a reconquista cristã face aos Mouros ... o grande heroi foi Pelayo.
Todos somos um pouco Asturianos.