sábado, 29 de novembro de 2008

Croacia Junho 2006



Como e quando foi.

Esta viagem realizou-se em Junho de 2006, realizava-se o campeonato de futebol na Alemanha, o que na altura nos beneficiou bastante, havia menos turistas.
A viagem foi organizada por mim e pela Lena.

Fotos da Viagem.

Aqui estão disponiveis as fotos da viagem.

Detalhe da Viagem.

Eu e a Helena planeamos esta viagem, investigamos quais os melhores sitios a visitar. Reservamos apenas 2 noites em hotel, a primeira e a ultima, ambas em Zagreb; alugamos um carro para circular.
Zagreb é uma cidade bonita, com edificios bonitos e avenidas largas. Quando chegamos estava a chover mas não estava muito frio. Deixamos o carro no hotel e apanhamos um taxi; não conheciamos a cidade e não quisemos arriscar a perder.
Tinhamos um mapa detalhado da estradas da Croácia e sabiamos que tinhamos de circular de luzes acesas, na Croácia é obrigatório.
O primeiro destino era o Parque nacional de Risnjak, para tal rumámos para a costa, tinhamos de achar um sitio para ficar. Encontramos um apartamento simpático numa pequena vila chamada Selce ... Muito simpática e pitoresca, com uma praia bonita.
Já não chovia mas o tempo estava cinzento, quando fomos à praia, arrisquei um mergulho, o meu primeiro mergulho no Adriático. A agua estava gelada.
No dia seguinte fomos ao Parque Risnjak; enorme e muito verde. É uma floresta enorme onde supostamente há ursos ... nós não vimos nenhum, mas gostamos de o visitar.
No dia seguinte fomos à ilha Krk, é uma ilha enorme e muito bonita, ligeiramente montanhosa. As praias banhadas pelo Adriatico, tem uma agua limpida e transparente, mas fria. Jantamos um belo peixe na cidade de Malinska.
No dia seguinte fomos visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, que é simplesmente inacreditável, por alguma razão é parte integrante do património da humanidade. Imensas cascatas, riachos, vegetação, peixes e claro, lagos.
De seguida viajamos novamente pela costa, as vistas são espectaculares mas as estradas perigosas, muitas curvas e quando se apanha camiões é necessário ir com muito cuidado e paciência.
Estabelecemos o "quartel general" em NIN, cuja a parte antiga da cidade é uma ilha emuralhada; muito bonito. O apartamento onde ficamos era simpático e os proprietários receberam-nos muito bem.
Deste ponto visitamos vários sitios : Zadar, que é uma cidade belissima, com alguns sitios curiosos como o Orgão de mar ... este orgão é uma escada à beira mar e cujos os degraus são sustentados por ferros ocos que emitem sons quando o mar bate ... é muito giro.
De Zadar tomamos um barco que fez uma visita a várias ilhas.
Aproveitamos igualmente para visitar Sibernik.
Rumamos novamente pela costa e fomos parar a uma vila chamada Marina, alugamos um apartamento com vista sobre a Marina, muito bonito. De salientar que a estadia era baratissima, uma média de 30 € por apartamento/noite.
A comida era excelente, a carne, o peixe, as massas, pizzas e gelados ... a parte norte da Croácia tem uma forte influência de Itália. Outra coisa que era de se tirar o chapéu era o café ...
De Marina aproveitamos para visitar as montanhas de Paklenica; gargantas fabulosas, fizemos um bom trilho, sob um calor intenso.
Visitamos igualmente Trogir e Split ambas vilas muito bonitas.
No final regressamos a Zagreb onde dormimos uma noite e aproveitamos para visitar esta magnifica cidade.
Gostamos muito destas férias, os croatas são muto simpáticos e embora nem todos falem inglês, acabamos por entender-nos por gestos.
Estava a decorrer o campeonato do mundo e sempre que jogava a Croácia, era uma grande festa. Portugal ficou em 4º lugar do campeonato.
Foi na Croacia que se iniciou a nossa paixão pelo mergulho; o Adriatico é transparente, parece uma piscina. Compramos máscaras e tubos e praticamos snorkeling.

1 comentário:

Cat. Pedrógão disse...

João, continue a escrever que eu sonho com os locais que visita.

Helena Pires